Como Fazer uma Festa Infantil Saudável
Toda mãe ama preparar a festinha dos seus filhos. Comigo não seria diferente. Caleb fará 02 anos em março e o planejamento do aniversário está a todo vapor!!!
Uma das minhas preocupações quanto a festinha dele é, assim como a de outras mães de crianças com doença renal, o que será servido na festa e em como balancear o cardápio de forma que agrade aos convidados, não excluindo o aniversariante. Pensando nesse assunto, surgiu a ideia desse post que tem como objetivo dar algumas dicas de como preparar um menu gostoso, saudável e criativo.
1 - Acrescente no cardápio alimentos naturais, como frutas e verdurinhas
Este tipo de alimento é mais saudável para as crianças e seu filho poderá comer à vontade. Uma apresentação legal e uma receita saborosa fazem toda diferença para atiçar o paladar dos pequenos. Atualmente, a conscientização de pais quanto a importância de bons hábitos alimentares tem sido o elemento chave na grande transformação do menu das festas infantis. Hoje você já consegue ver frutas sendo servidas nesses eventos, o que não acontecia no meu tempo (minhas lembranças são recheadas de coxinha, pastel, brigadeiro...kkkk). Portanto, anime-se!!! Você não será diferentona porque optou em não seguir o usual.
2 - Substitua os salgados de festa!!!
Na verdade, você não precisa eliminá-los. O mais importante é inserir opções que seu filho possa comer. Até porque ele deve crescer aprendendo a fazer escolhas responsáveis em relação à alimentação, mesmo em situações não favoráveis (festas, restaurantes, viagens...). Mas você deve criar um ambiente alimentar favorável ao seu pequeno. Nada pior do que seu filho se sentir excluído na própria festa. Neste sentido, existem duas opções: fazer um cardápio duplicado (com e sem sal), ou inserir comidas que todos possam comer. Neste último caso, existem algumas receitas legais: pão delícia, sanduíche natural com patês e geléias (cuidado quanto a escolha do pão), pizza sabor marguerita, salada e pasta colorida (molho separado sempre é uma boa), batata (frita, assada no forno, ou sautê) e pipoca.
3- Em relação ao bolo e aos cupcakes, busque receitas sem fermento
É muito difícil achar uma receita boa que não contenha fermento. Mas não é impossível. Achei uma de cupcake de brownie. Ele não cresce como os outros, porém é gostosa. Em relação ao bolo, tenho testado algumas receitas. Confesso que ainda não alcancei o que desejava. Na minha primeira opção, o bolo fica delicioso, mas só consigo fazê-lo em pequenas porções. A segunda, que foi a escolhida para a festa, o bolo não fica tão fofo. Contudo, consigo fazer em tamanho normal. Decidi então fazer 02 bolos: um normal e o de Caleb (a receita passarei na próxima postagem).
4 - Faça você mesma alguns desses pratos
No meu caso, não é possível encomendar a comida da festa. E por causa disso, estou fazendo um planejamento do que posso fazer com antecedência e o que deverá ser feito no dia. É muito mais trabalhoso, mas é a garantia de que a saúde do seu pequeno será preservada. É claro que dependerá da quantidade de convidados. Se o evento for grande, opte por fazer a comida do seu filho e encomendar todo o resto.
Confesso que apesar do trabalho ser imenso, estou super animada em fazer os quitutes para a festa dele. Ele ama "cozinhar" comigo. Acredito que ele ficará bem animado para ser o ajudante da mamãe. Lógico que Caleb é pequeno e não entende ainda toda a situação. Mas se seu filho é maior, você tem uma oportunidade preciosa em suas mãos. Você terá um momento de lazer diferente com seu filho, ensinará a ele a cozinhar; a ser independente em relação a alimentação e usará este momento para discutir sobre o assunto e prepará-lo para o futuro.
5- Refrigerantes estão fora de cogitação!!!
Refrigerante não é bom nem para uma criança sem problemas renais, quiçá seu filho. Existem várias bebidas que você pode servir: sucos naturais, água de coco, coquetel de frutas sem álcool (é claro), água e até leite ou achocolatado em garrafinhas de vidro. Em se tratando de suco, aconselho servir de frutas refrescantes, como mangaba. Elas são ótimas para as crianças que pularão bastante durante toda a festa.
Ah! Lembre-se que sucos cítricos devem ser evitados, ou ingeridos em pouca quantidade por nossos filhotes!!!
6- Festas temáticas são uma excelente escolha!!!
Festa do pijama, com sanduíches e sucos à noite e waffles no café da manhã, são uma boa pedida. Destaco também o tema fazendinha, praia ou "Havaí", os quais facilmente você consegue inserir um cardápio natural com picolé, sorvetes, frutas... O de Caleb será "Cocoricó"!!!
Alguns lembretes...
- Lembre-se que no caso de crianças com doença renal, a atenção é em relação a proporção de sódio de cada alimento. Isso quer dizer que seu filho poderá comer alguns comidas de festa. A diferença é a quantidade ingerida.
- Não podemos esquecer que o mais importante do evento é o momento de confraternização com os amigos e de agradecimento por mais um ano de vida do seu pequeno. Os convidados não estão na festa somente para saborear os quitutes, mas especialmente para festejar com você esse momento tão especial. Então, crie um cardápio bem gostoso, invista na apresentação dos alimentos e aproveite!!! Se concentre em produzir boas memórias desta data especial!!!
Como sempre amei comida de festa, nunca parei para pensar naqueles convidados que possuem restrição alimentação, estão de dieta, são vegetarianos, ou são filhos de pais criteriosos quanto a alimentação. Precisei ter Caleb para perceber o quanto nossas festas infantis podem não ser "inclusivas" quando se trata de alimentação. Tudo isso me fez refletir em como precisamos rever os hábitos alimentares dos nossos filhos (como enchermos nossos bebês com alguns venenos típicos de festas infantis), bem como valorizarmos a presença desses convidados especiais, investindo em uma alimentação que agrade aos seus paladares. Crianças não precisam de festas espetaculares e glamourosas. Elas apenas querem estar com seus amiguinhos, ter comidinhas gostosas e brincadeiras criativas para passar o tempo. Gaste menos com decoração e mais com a alimentação dos convidados e na confraternização entre amigos. O simples voltou a ser chique e as frutinhas agora estão na moda nas festas infantis. Invista nessa ideia!!!
Ah! Nas próximas semanas estarei postando aqui algumas receitas que farei na festinha do Caleb. Quem tiver ideias, pode escrever no comentário dessa postagem. Vou adorar!!! :)
Leilane Sena
Formada em Fonoaudiologia
Esposa de Jairo Sena e mãe do pequeno Caleb
Atualmente é mãe em período integral
Membro da Igreja Presbiteriana de Aracaju