top of page

COM VERGONHA DO EVANGELHO - SALMO 79


John MacArthur Jr. escreveu um livro com esse título partindo de duas afirmações do Apóstolo Paulo. 1. Para os Romanos: "Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação", e 2. Escrevendo para Timóteo: "Não te envergonhes do evangelho"!

A aplicação de MacArthur é fantástica, pois não há por que se envergonhar do evangelho de Cristo, mas, certamente, nos envergonhamos do que estão fazendo com ele!

"Ó Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu santo templo. Nos tornamos o opróbrio dos nossos vizinhos, o escárnio e a zombaria dos que nos rodeiam".

Asafe parece escrever para os nossos dias, pois o mundanismo invadiu a Igreja e os crentes hoje são chacoteados e zombados por muitos. Então perguntamos como o salmista: "Até quando, Senhor? Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome". Aliás, "Porque diriam as nações: Onde está o seu Deus?"

Ó, que Deus possa fazer cair por terra todos esses que têm envergonhado o evangelho, saindo da sua pureza e simplicidade. Senhor, estamos "gemendo como o cativo", e te pedimos: "Retribui a zombaria deles; mas quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te damos graças; de geração em geração proclamamos os teus louvores".

No final das contas, ao contemplar Cristo pagando o preço da nossa própria vergonha no Calvário, só podemos afirmar como o mesmo Paulo, que em lugar de vergonha, é nessa cruz que nos gloriamos. Sobre isso, quero trazer algumas aplicações:

1. Se você faz parte da massa que têm seguido líderes que trazem vergonha ao evangelho, por dizerem e prometerem o que a Bíblia não faz, ouça as palavras de Jesus: "Tenham cuidado com os falsos Mestres, pois eles parecem ovelhas por fora, mas por dentro são lobos que roubam vocês". Corram desses líderes e dessas falsas igrejas.

2. Se você tem zombado de crentes por causa desses falsos exemplos, saiba que eles darão contas de si mesmos a Deus; mas o mesmo ocorrerá com você, pois no meio de muitos falsos cristãos, vocês têm zombado de crentes verdadeiros, e, em última instância, do próprio Jesus. A vocês, Jesus trás as seguintes palavras: "De Deus não se zomba, aquilo que o homem semear, isso também ceifará"!

3. Finalmente, você, crente verdadeiro que tem sido objeto de zombaria e de escárnio por causa do evangelho. Jesus também trás algumas palavras importantes: "Bem-aventurados os perseguidos por causa do evangelho, pois deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós, exultai e alegrai-vos, pois é grande o vosso galardão nos céus"!



Você está liberado a republicar este material, em qualquer formato, desde que não use para fins lucrativos, não altere o conteúdo e informe a origem, bem como seu autor/tradutor. Vídeos devem ser embedados.


Pr Samuel Vitalino

Casado com Patrícia Vitalino e pai de Judah, Nathan, Eva e Chloe

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil

Atualmente mora nos EUA, onde faz um ThM no Greenville Presbyterian Theological Seminary

Postagens Recentes
Arquivo
Categorias
Nenhum tag.
bottom of page