top of page

Dieta sem sal, mas com sabor!!!



Na postagem de hoje falarei um pouco sobre a experiência que tenho tido com a dieta sem sal de Caleb. Ela nos foi passada pela nutricionista do hospital infantil no qual ele é atendido aqui em Vancouver. Recebemos informações valiosas e a nutrição do pequeno mudou bastante. Não em relação as proporções, ou frequência, mas ao tipo de alimento. Citarei abaixo as orientações que considero mais importantes (lembrando que estas foram planejadas para ele, baseadas no tipo de doença renal dele): - Frutas cítricas, frutas que têm alto teor de potássio e raízes (mandioca, inhame, batata...) devem ser comidas com menor frequência. - Proteínas estão liberadas, mas com proporções específicas por refeição. A quantidade varia de acordo com o tipo de alimento (1 ovo, a medida da porção do peixe e frango é o tamanho da mão de Caleb, 1/4 a 1/3 de um copo de carne cozida, 3/4 de um copo de iogurte, 1 copo de xícara de leite...). - Proibido alimentos enlatados e condimentados. - O sódio deve ser mantido na proporção de 1mg por caloria. - Evitar adicionar sódio (sal, fermento químico, bicarbonato de sódio, ajinomoto...) durante ou depois do cozimento. - Evitar molhos salgados e condimentados. - Tomar cuidado com pães porque eles têm tendência a ter alto teor de sódio.


Se você observar com calma os alimentos da sua geladeira e do seu armário, se surpreenderá com o alto teor de sódio que estes possuem. Principalmente alimentos que damos às nossas crianças. Nem preciso dizer que independente da saúde geral do seu filho, alto teor de sódio não é saudável!!! Por isso, fica aqui o meu alerta: Pais, tomem cuidado com o que o seu filho tem comido!!! Você não somente é responsável pela nutrição dele hoje, como também pelos seus hábitos alimentares futuros, já que estes começam na infância. Olhe com maior atenção o rótulo dos lanchinhos dos seus filhos (inclusive, os famosos sucrilhos matinais).


Você pode pensar: coitado de Caleb. Não poderá comer nada!!! Na verdade, achei que a dieta seria bem pior. Fiquei feliz em ver que temos muitas opções. Acredito que o mais importante é ser criativo. Tenho certeza que para ele não será tão difícil, já que ele nunca experimentou o sal. A mudança, sem sombra de dúvidas, é mais difícil para nós que somos pais.


Mas esse texto é para falar sobre como ter sabor na comida, sem a presença do sal. E você se surpreenderá em como isso é possível com pequenas adaptações e substituições de alimentos. É claro que o sal dá um gosto único para a comida. Mas, acredite, você consegue viver sem ele!!! Compartilho com vocês algumas dicas que tenho seguido na alimentação de Caleb e que com certeza auxiliará não somente crianças que estão na mesma situação que ele, como também àqueles que precisam diminuir a ingestão de sal.


- Carnes e aves quando marinadas com temperos (pimenta do reino, alho, salsa, vinagre de malte, azeite...) ficam deliciosas!!! Eu como com ele sem sentir falta do sal. - Você consegue fazer um pão delicioso retirando o sal e fazendo algumas mudanças na quantidade dos outros ingredientes das receitas tradicionais (postarei as nossas receitas de pão aqui). Ah! O pão será apreciado todos da família!!!

- Existem alguns alimentos que dão sabor a comida na ausência do sal, como: milho verde e ervilha (não o enlatado, mas os que são vendidos congelados), quiabo e temperos de forma geral.

- Não foi fácil achar receitas de bolos e biscoitos que não possuem fermento químico e que se encaixem na dieta dele. Porém, achei algumas receitas muito gostosas de bolo (também estarei postando aqui). Quanto ao biscoito, ainda estou à procura.


O que posso dizer sobre esta jornada quanto ao "cozinhar sem sal" é que tem sido um desafio sim, mas é impressionante como a cada descoberta nova de driblar os alimentos com sal, tenho me surpreendido em como nós seres humanos somos capazes de nos adaptarmos às circunstâncias. Além disso, em como somos abençoados por Deus em ter a diversidade de alimentos que existem no mundo.


Se você precisa reduzir o sal ou eliminá-lo do seu cardápio, a primeira sugestão que dou é:

-Não desanime!!! Existe vida alimentar sem o sal!!! Ter comportamento pessimista ou vitimista não te ajudará no processo. - Deus te deu a capacidade de pensar. Use-a!!! Pesquise na internet, teste receitas, abuse dos temperos, mude a quantidade dos ingredientes até achar o ponto ideal do prato que você deseja cozinhar. - Não esqueça que antes de comer propriamente, comemos com os olhos. Por isso, faça pratos bonitos!!! - Agradeça a Deus por Sua criação!!! Temos muitas frutas (inclusive, algumas até são boas para doentes renais) e vegetais deliciosos e que podem ser feitos de variadas maneiras!!!

- Sempe procure uma nutricionista para te direcionar!!!



Postagens Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page