top of page

Mãe, é fácil ser submissa?


- Mãe, é fácil ser submissa? A pergunta me pegou de surpresa, eu sabia que um dia ela viria, assim como tantas outras que nos constrange. Mas quando a pergunta é sobre uma difícil luta íntima, trememos na base.

Antes de responder, pensei rapidamente como eu havia me comportado durante a semana. Lembrei, se em minha luta, eu havia perdido ou ganhado mais. E percebi que não adiantava avaliar 7 dias de 16 anos. Fui sincera. Falei de mulher pra mulher. Contei-lhe sobre a minha dificuldade em me submeter, naquele momento não adiantava justificar minha insubmissão a minha criação, não adiantava culpar o pai dela, não podia enganar-lhe dizendo que é algo possível longe da dependência do Senhor.

Então, tentei trazer à memoria passagens que falasse sobre isso, e imediatamente veio Gênesis 3:16 c , "e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”. Confessei-lhe minha luta, que deve ser a da maioria, quiçá de todas, e em breve (se Deus permitir), será a dela.

Falei como Deus nos mostra nosso pecado e que Ele mesmo nos ajuda a nos submeter, que muitas vezes pecamos no coração, mesmo externamente obedecendo, calando e deixando ele liderar. Falei que essa luta é diária, íntima e também externa.


Falei que devemos obediência ao Senhor primeiramente, e independente do marido ser bom, sábio e compreensivo, temos que nos submeter. Falei que tem dias que é mais fácil ser submissa, tem situações q requer maior dependência e confiança no Senhor para nos submetermos, e não esqueci de dizer que a submissão aos pais é um treinamento para vida conjugal futura. Também lembrei-lhe das vezes q ela obedece apenas no exterior, mas seu coração não queria obedecer-nos.


Falei que o segredo da submissão é colocar o Senhor na frente. Lembrar sempre, ainda que eu mesma esqueça por diversas vezes, que devemos fazer tudo de coração, como para o Senhor, e não para aos homens - Cl 3:23.

Para finalizar nossa conversa, disse-lhe que quanto mais próxima do Senhor ela estiver, mais fácil será se submeter a vontade do outro, mas isso nunca será fácil, no sentido etimológico da palavra.

Que nosso maravilhoso e justo Senhor nos capacite diariamente a sermos mais obedientes e submissas. Que Ele nos mostre a cada novo dia que a fidelidade a Ele, refletida em nosso casamento, traz belos e doces frutos, não só para o casal, mas para toda a família.



Yone Dantas

Esposa do diácono Wilson França

Mãe de Wynnie, Willyan e Yzie

Formada em Jornalismo

Trabalha dentro de casa e também fora, como jornalista de mídia impressa

Membro da Igreja Presbiteriana de Aracaju

Postagens Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page