Receitas para festa infantil de crianças com doença renal
Tem um tempão que não escrevo nada sobre Doença Renal aqui no blog e hoje decidi que precisava resolver essa situação. :) No último post eu falei sobre como fazer uma festa infantil saudável para crianças com doença renal, baseado nas orientações que recebi dos médicos dele (clique aqui). Hoje eu passarei as receitas que fiz no aniversário de Caleb e explicarei como organizei todas estas guloseimas e as dos convidados na mesa do bolo. Preciso iniciar esse texto falando para vocês, mamães de crianças com DRI, que é um pouco trabalhoso, mas que vale muito a pena fazer uma festa personalizada para que seu filho não se sinta "diferente". É claro que para uma criança de 02 anos nada disso faz sentido, mas tenha certeza que fará em poucos anos. E por que não já começar a fazer as substituições necessárias a partir de agora, para que você a cada aniversário vá tendo mais ideias e se acostumando com um novo padrão de festinhas infantis?
Pensei num cardápio que fosse o mais "inclusivo" possível, para que Caleb não tivesse muitas restrições e eu não tivesse muito trabalho (ahaha). E assim foi. Servimos salada de frutas, vegetais crus, pipoca sem sal, pão delícia sem sal, doces e suco. Todas estas comidas foram colocadas ao alcance dele na mesa do bolo, para que ele mesmo pudesse se servir. As comidas com sal, feitas somente para os convidados, foram colocadas num móvel mais alto. Ainda na mesa do bolo, eu coloquei uma parte das empadas (com e sem sal). Para diferenciá-las, eu fiz a letrinha "C" nas que eram de Caleb. Quanto ao bolo, eu fiz um só para ele (sem fermento) que virou o topo (o celeiro). É claro que a festinha foi super simples, com poucos convidados e na minha casa, o que ajuda a controlar melhor esses detalhes, mas realmente acredito que é possível fazer uma adaptação na mesa dos "comes e bebes" para que os alimentos do seu filho não fiquem de fora.
Vamos as receitas?
Bolo sem fermento
Quem leu o primeiro texto sabe que não fiquei tão contente com os bolos que eu vinha testando e que ainda estava procurando a receita ideal. A notícia boa é que consegui, depois de muitos ajustes na própria receita tradicional da minha família, chegar a um bolo macio, com excelente sabor. Depois que criei esta receita, Caleb quer bolo todos os dias. :)
Segue abaixo:
Ingredientes
- 02 ovos
- 100 gr de manteiga sem sal
- 170 ml de leite integral
- 01 xícara de farinha de trigo
- 01 xícara de açúcar
Modo de fazer: bater na batedeira o açúcar, a manteiga e as gemas até a massa ficar homogênea. Em seguida, vá despejando intercaladamente leite e farinha. Em outro recipiente, bata as claras em neve (elas devem ficar bem firmes). Despeje as claras na massa e misture (de baixo para cima e lentamente) com um "fouet". Não mexa muito!!! O segredo para o bolo não solar é colocar em uma forma que seja larga, mas que a massa não ultrapasse a altura de dois dedos. Asse em 175° (forno médio) por uma média de 20 minutos (ou até espetar uma faca no bolo e ela sair limpa).
Pão Delícia
A receita do pão delícia eu achei no youtube e apenas colocarei aqui o vídeo. No original, o sal faz parte dos ingredientes, mas na festa eu fiz sem sal. Porém, tinha um patê salgado para os convidados acrescentarem no pão ao se servirem.
Doces
Os doces são os mesmos das receitas originais de uma festa sem restrição alimentar. A única diferença é que você observará a quantidade que a criança vai comer. Optei por fazer surpresa de uva, olho da sogra, por exemplo, porque leva fruta e tem menos leite condensado, o que é uma melhor opção para ele. Mas é claro que também tinha brigadeiro e casadinho também. :)
Empada
A empada também é uma receita da família que foi adaptada para Caleb. O recheio pode ser de frango ou carne. Eu prefiro frango com cenoura ralada. Você faz um frango guisado (a cenoura será cozida junto), retira os pedaços de frango para triturá-lo e logo depois, mistura com a cenoura. Esse recheio deve ser seco, sem molho. Agora, vamos a receita da massa:
Ingredientes
500gr farinha de trigo
02 gemas
250 gr de manteiga sem sal
Misture os 03 ingredientes até a massa ficar macia e bem molhada. Se estiver esfarelando quando você tentar abrir a massa, acrescente mais um pouco de manteiga. Para encher as formas, faça uma bolinha pequena na mão, coloque no meio da forma e vá espalhando com os seus próprios dedos. Não precisa untar o recipiente. Em seguida, coloque o recheio (não pode estar quente), faça um círculo de espessura fina para fechar a empada e coloque para assar em fogo médio, por uns 15, 20 minutos. Você pode pincelar gema batida antes de colocar para assar. Esse é um salgado excelente porque não leva clara ou leite. :)
Coxinha
A receita de coxinha é deliciosa. Confesso que não fiz para ele porque já estava muito cansada (foi tudo feito por mim porque aqui não é tão simples para achar essas comidas brasileiras para festa). Mas eu já fiz em outros dias e super funciona. Peguei do canal Panelaterapia. A única adaptação necessária nessa massa foi substituir o caldo de carne pelo próprio molho do frango guizado sem sal. Para isso, dos 250 ml de água da receita original, 100 ml foi o caldo.
Ah! Uma dica legal é que você pode botar todos os ingredientes dentro da máquina de pão, apertar na opção geléia (deixar por uma hora apenas) e a massa sairá já prontinha para rechear, empanar e assar.
Parece pouca comida, não é? Esse é um privilégio de morar aqui. As festas são bem simples, com pouca variedade de comida. Então, aproveitei e entrei nessa onda canadense.kkkkk. Espero que vocês tenham gostado e que este artigo possa ajudar mais mães com crianças com doença renal a não desanimarem quando o assunto é festa infantil. Ah! Se seu filho foi convidado para uma festa e você está preocupada como ele irá se alimentar, não custa nada falar com a mamãe do aniversariante, explicar o problema do seu filho e pedir a permissão para levar alguns kitutes feitos por você (sim. Uma pequena marmitinha personalizada com o tema da festa). Em se tratando de filhos com doença renal, não podemos ser tímidos, ou omissos com a nossa responsabilidade nutricional (que é essencial para o bem estar dos nossos pequenos). Seu filho não precisa ser isolado do mundo das festas. Ele precisa somente entender que ele terá algumas restrições e que ele precisará aprender a lidar com isso. Boa festa, mamães!!!
Leilane Sena
Formada em Fonoaudiologia e mestre em Educação
Esposa de Jairo Sena e mãe do pequeno Caleb
Atualmente é mãe em período integral
Membro da Igreja Presbiteriana de Aracaju